As cores afetam como nos sentimos?
- VICTÓRIA KAROLINA
- 20 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Se você está aqui para ler mais um artigo com as cores e seus significados, pode parar por aqui mesmo. Aqui a conversa é complexa e cheia de emoções.

A todo momento nós somos influenciados pelas cores, às vezes de forma negativa e outras de forma positiva. Não as subestimem, elas são poderosas influenciadoras, sendo utilizadas de maneira estratégica desde a época dos homens das cavernas.
Isso mesmo, por exemplo, as cores das plantas ajudavam a perceber se elas eram comestíveis, a cor do céu indicava o momento de ir buscar abrigo de uma tempestade antes que ela começasse. Você percebeu como as cores estão diretamente ligadas à sobrevivência da nossa espécie? Tendo isso em mente, e também que nós estamos sempre evoluindo, nosso organismo evoluiu para gerar percepções padrões para algumas cores, tendo como referência as experiências dos nossos antepassados.
Portanto, nós temos sim uma padronização nas percepções iniciais para algumas cores, mas conforme nós, seres humanos, passamos a viver em sociedades criando cada uma sua própria cultura, as cores passaram a outro patamar nas nossas vidas. Começamos a atribuir significados as cores, significados diferentes em cada cultura. Aqui no Brasil, quando vivemos o luto, relacionamos a cor preto, já em alguns lugares a cor relacionada ao luto é o branco.
E, por que eu estou te contando tudo isso? Porque a percepção das cores é um assunto muito mais complexo do que muitos ensinam por aí. Em minha opinião, a nossa percepção das cores dependem basicamente de três itens: do aprendizado herdado pelos antepassados, do que aprendemos culturalmente, e das experiências que vivemos.
Basicamente, isso quer dizer que, nós temos uma percepção mais primitiva, vinda de nossos antepassados (ver vermelho lembrar de sangue, por exemplo), temos também a percepção conforme a cultura em que fomos criados (preto - a cor do luto, branco - a cor da paz, por exemplo) e também a percepção conforme as experiências que vivemos ao longo de nossas vidas.

Dentro do design de interiores, as cores conseguem transformar totalmente a atmosfera de um ambiente, além de influenciar a maneira como nos sentimos dentro desse ambiente. Basicamente, na etapa de briefing do projeto, eu, como especialista, consigo absorver seus desejos, anseios e necessidades para aquele projeto. Nesse combo absorvido durante o briefing, a preferência em certas paletas de cores também é percebida por imagens de referências e de muita conversa. Isso me permite desenvolver um projeto da sua preferência e, ao mesmo tempo, construir a atmosfera desejada para aquele local.
Falando assim tudo aparenta ser muito simples, mas não se engane, é um assunto bem complexo. Não é só conversar, escolher uma paleta de cores, desenhar e pronto. Temos que estudar a relação da cor e luz, a relação das cores entre si, e outras várias coisas.
Portanto, pesquise bem e entenda o significado das cores e o que elas estimulam na sua mente, antes de sair pintando sua casa.

Comentarios