top of page
  • VICTÓRIA KAROLINA

Conexão com a natureza: como trazer para dentro de casa?


Com os acontecimentos desses últimos anos, o número de pessoas querendo relaxar, fugir do estresse do dia-a-dia e se conectar consigo mesmas aumentou muito. Pandemia, guerra, crises, esses assuntos pesam a nossa mente diariamente.


Quem está a procura de um escape, vai para onde? Isso mesmo, para mais perto da natureza. Seja de mudança total, ou só viajar para a praia, fazer trilha entre amigos, ou até somente correr ao ar livre por alguns minutos do dia.


As pessoas estão desejando cada vez mais esse momento de conexão com a natureza, e a paz que isso gera dentro delas.


É cientificamente comprovado que a proximidade com a natureza possui um impacto positivo na nossa saúde física e mental. Enquanto estamos em meio a natureza estamos recebendo diversos estímulos sensoriais (auditivo, visual e olfativo), mesmo que não percebamos.


Essa capacidade de receber diferentes estímulos em diferentes partes do nosso corpo modula de forma positiva muitos aspectos psicológicos, fisiológicos e comportamentais que fazem parte do nosso sistema nervoso.


Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas eu preciso morar no meio do mato para ter uma saúde mental boa?”, e a resposta é: Não necessariamente. Existem maneiras de trazer a natureza para o nosso dia-a-dia sem realmente morar fora dos centros urbanos.


É por esse e outros motivos que a Biofilia existe. O termo biofilia é traduzido como ‘amor às coisas vivas’ no grego antigo, e tem como princípio reconectar os humanos com a natureza para melhorar o seu bem-estar.


Então, para trazermos um contato maior com a natureza para dentro das nossas casas precisamos aplicar a biofilia nas coisas ao nosso redor. Para alcançar essa conexão, nós (engenheiras civis, designers e arquitetas) buscamos soluções que integrassem a natureza aos nossos projetos.


Aplicar soluções biofílicas em casa não é só encher de plantinhas, viu!? É necessário incorporar as características da natureza aos espaços construídos, pode ser no uso de formas orgânicas, elementos de madeira e pedra, iluminação natural, elementos que remetem a água, entre muitas outras coisas.


Por exemplo, no design biofílico é muito utilizado a forma orgânica ao invés de linhas retas, pois estas são sinuosas e imitam os elementos naturais, trazendo harmonia para o ambiente. Além de bastante madeira e elementos naturais.


E, uma coisa que não pode faltar no projeto biofílico é a iluminação natural. Já existem diversos estudos que comprovam os benefícios físicos e mentais da exposição à luz solar. Isso acontece porque é muito importante estarmos em um ambiente onde seja possível perceber a passagem do dia e as variações da luz natural. Nós, seres humanos, necessitamos ter essa percepção da passagem do tempo em conjunto com a mudança da luminosidade natural para sincronizar com o nosso ciclo circadiano. Com o nosso ciclo circadiano regulado nós diminuímos o estresse, aumentamos nossa produtividade, criatividade, imunidade e até regular o nosso sono.


Agora você já sabe como se reconectar com a natureza e os benefícios que isso traz para a sua saúde, só falta colocar em prática e aproveitar a paz que a natureza traz.




VK, who?

Me chamo Victória Karolina, sou engenheira, designer & agora blogueira rs O Efeito VK é o blog desenvolvido exclusivamente para transformar maravilhosamente a sua vida, a sua casa & a sua relação com o seu lar.

Conheça meus serviços

bottom of page