Famílias multiespécie & onde habitam
- VICTÓRIA KAROLINA
- 5 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Já ouviram falar das famílias multiespécie?
Se você acha que uma família multiespécie é somente uma família que tenha pets, você está enganado. Uma família multiespécie é àquela que trata todos os moradores da casa como parte da família, sendo eles humanos ou não humanos.
Algo que era raro no passado e é cada dia mais comum é o aumento do número de casais que preferem pets ao invés de filhos humanos. Esse movimento gerou uma mudança no design de interiores, as residências estão sendo desenvolvidas para proporcionar bem-estar para todos os seres que ali viverão.
Os pets, na maioria das vezes, não vivem do lado de fora, se alimentando de restos e cumprindo alguma função útil aos humanos. Os tutores os consideram em todas as suas decisões de vida, como: onde morar, horas de trabalho, horas de lazer, orçamento familiar e rotina.
Como eu disse ali em cima, o design de interiores acompanhou esta mudança e proporcionou opções de ambiente pet friendly, tanto em ambientes residenciais quanto em comerciais. Afinal, os pets passaram a ter o reconhecimento merecido no desenvolvimento de qualquer projeto de arquitetura e interiores.
Os ambientes pet friendly precisam estar bem preparados para melhor atender às necessidades do animal e ser um local que o proporcione uma vida saudável. Algumas das opções que você deve manter em atenção se deseja um projeto pet friendly é a escolha do piso, dos tecidos dos mobiliários e da pintura das paredes.
Não recomendo a utilização de pisos lisos, como porcelanato polido e laminados, pois estes tem efeito escorregadio e são sensíveis a riscos. Além destes, os materiais porosos como pedras naturais e mármores também não são boas escolhas, tendo em vista que a saliva dos animais podem acabar manchando-os. Os pisos ideais são o cerâmico, o porcelanato acetinado e o piso vinílico.
Agora vamos falar sobre tecidos. Sim… A maioria dos tutores de pets passam alguns apuros com os tecidos dos mobiliários da sua casa, mas se você fizer as escolhas corretas, não passará por isso com o seu pet. Antes de qualquer coisa você precisa considerar a pelagem do seu pet, a cor e se cai muito ou pouco. Se o seu pet tem pelos escuros, opte por tecidos escuros, e se tiver pelos claros, tecidos claros. Sempre dê preferencia para tecidos de fibras sintéticas ao invés das fibras naturais, opte pelo couro, suede ou lona.
Quanto a pintura, não preciso nem enfatizar muito para fugir do branco nas paredes, né? Manter as paredes sempre limpas com animais de estimação pode ser uma tarefa quase impossível e bem cansativa. Prefira cores como o cinza, o bege, ou até ouse mais e faça um ambiente colorido. Lembre-se de escolher entre os acabamentos acetinado ou semibrilho para não sofrer tanto na limpeza, ok!?
Um ponto importante, se não o mais o importante, desse tema é montar um espaço reservado para o seu pet dentro do seu lar. Tendo um espaço certo e reservado para o seu pet, a sua casa ficará mais organizada, funcional e facilitará os cuidados com o seu pet. Isso é muito mais do que uma comodidade para você, tutor, reservar um espaço para o seu pet é importante para que ele se sinta protegido, seguro, confortável dentro da sua própria casa. Um local legal para reservar para o seu pet é próximo à lavanderia, ou algum local onde não tenha muito trânsito de pessoas.
Agora uma dica da VK é manter o espaço do seu pet com brinquedos e atividades para que o seu pet seja estimulado realizando exercícios mentais e físicos.
Comments