Método Montessori - Vale mesmo a pena ou é só conversa fiada?
- VICTÓRIA KAROLINA
- 29 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Alguma vez você já pensou como os ambientes ao nosso redor nos afetam? Agora imagine como estes ambientes afetam as crianças, ainda em construção intelectual e definindo suas identidades. Por isso hoje vim falar sobre o Método Montessori.

Você já deve ter ouvido falar do Método Montessori, não é mesmo? Este método, desenvolvido pela Maria Montessori no início do século XX, trata-se de uma pedagogia científica com objetivo de promover uma educação que contribua positivamente ao desenvolvimento do cérebro infantil, sempre respeitando as individualidades da criança, além de buscar estimular autoestima, autoconfiança e a autonomia dos baixinhos.
Muita gente só está conhecendo o Método Montessori agora, devido à tendência das camas infantis de casinha. Porém para a aplicação correta do método no quarto dos seus filhos você deve fazer mais do que só colocar uma cama de casinha.

Se você deseja aplicar o Método Montessori no quarto dos seus filhos, primeiro você deve entender que a arquitetura e o design de interiores do quarto infantil não devem ser fixos, eles precisam ser ajustados às diferentes fases da vida das crianças, sempre educando e estimulando seu desenvolvimento.
É possível sintetizar este método em 03 pilares: a criança, o adulto e o ambiente preparado. Estes pilares devem estar sempre conectados, um não funciona sem o outro.

O ambiente preparado:
No momento do projeto do quarto dos seus filhos, você e a profissional responsável devem se atentar para as seguintes características:
Minimalismo:
Lembre-se que muitas opções podem gerar confusão na mente da criança, sendo recomendado selecionar poucas opções de cores, brinquedos e itens presentes no quarto.

Organização:
Sabemos que as crianças não nascem sabendo a ser organizadas, elas precisar ser ensinadas e estimuladas a organizar. Quando um ambiente está organizado, a organização interna da criança tende a fluir com mais facilidades, isto é, o raciocínio da criança é estimulado a fluir melhor.

Simplicidade:
Crianças não precisam de um quarto cheio de itens de decoração e brinquedos que elas acabam brincando somente quando ganham e depois nem lembram que existem. Além disso, o quarto não precisa ser muito colorido, prefira cores claras e muita luz natural.

Segurança:
Todos os ambientes onde a criança conviverá precisará ser seguro. O ambiente deve prover segurança enquanto deixa a criança livre para explora-lo sem se arriscar.

Acessibilidade:
Vamos falar o óbvio, o quarto da criança deve ser projeto para a criança. Portanto, tudo deve ser desenvolvido para que ela se movimente e interaja com o espaço sem a ajuda de um adulto. E o que isto quer dizer? Basicamente, prefira camas baixas ou no chão, móveis da altura da criança, itens na altura da criança. Porém, não é porque tudo está acessível e a autonomia da criança deve ser estimulada que um adulto não precise estar presente. É indiscutível a presença de um adulto para observar a criança.


Silêncio:
O ambiente deve ser desenvolvido para estimular a autonomia física e emocional da criança, e ainda estimular a sua concentração. Por esse motivo prefira deixar o quarto dos seus filhos em uma área mais silenciosa da casa, assim criando uma atmosfera mais tranquila para a criança.
O adulto consciente:

A presença de um adulto consciente é de extrema importância. Por mais que os ambientes devem favorecer a autonomia física e emocional da criança, é necessário que um adulto esteja sempre a observando e oferecendo uma atmosfera emocional tranquila, paciente, acolhedora e respeitosa.
O ambiente preparado não funciona sem a presença do adulto consciente.
Além do preparo dos ambientes internos para as crianças, Maria Montessori cita também a necessidade do contato com a vida externa. Leve seus filhos a passeios em praias, praças ou parques.

Eu sei que muitas pessoas não acreditam que este método seja realmente eficaz, mas vou contar algo que talvez mude o pensamento de alguns. Em 2011 o Wall Street Journal realizou uma matéria sobre a "Máfia Montessori", indicando algumas personalidades famosas que estudaram em escolas que seguem a filosofia do método criado por Maria Montessori, são elas:
Jimmy Wales - Fundador da Wikipédia.
Gabriel Garcia Marquez - Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.
Membros da família real britânica.
Bill Gates - Fundador da Microsoft.
Mark Zuckerberg - Fundador do Facebook.
Larry Page e Sergey Brin - Fundadores do Google.
Will Wright - Designer de jogos responsável por The Sims, SimCity e Spore.
Beyoncé - Cantora.
Steve Wozniak - Um dos fundadores da Apple.
Todos estes grandes indivíduos causaram e ainda causam um profundo impacto positivo no nosso mundo. Todos eles inovaram e transformaram suas respectivas áreas.


Comments