A sondagem do solo é realmente tão importante quanto falam por aí?
- VICTÓRIA KAROLINA
- 3 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Vamos conversar sobre um dos assuntos mais polêmicos do projeto estrutural, ou até o assunto mais polemico do projeto estrutural… A sondagem do solo.

Tenho certeza que se você já contratou um projeto estrutural, você questionou o profissional da real necessidade do estudo do solo. Talvez porque acreditou que iria ser um gasto desnecessário, ou porque te falaram que não tinha necessidade de realizar o estudo.
Muitas pessoas, e talvez até você que está lendo, tem essa crença sem nem saber o que é de fato uma sondagem de solos. Não é mesmo?
Então, primeiro vamos começar entendendo o que é essa tal de sondagem. A sondagem de solos consiste em um processo de estudo, análise e reconhecimento das características do solo de um determinado terreno. Então, o laudo de sondagem dá informações sobre aquele solo, como perfis de solo, presença do lençol freático, nível do lençol freático, capacidade de carga ou resistência dos solos encontrados, além de muitas outras propriedades.
Basicamente, o laudo de sondagem mostra quais camadas de solo estão ali, suas profundidades, o tipo de solo de cada camada, o quanto cada camada aguenta, e se tem ou não nível d’água.

Para o bom desenvolvimento do projeto estrutural é essencial que se tenha o laudo de sondagem do solo, sem ele a obra pode se tornar cara e ainda gerar muitos problemas.
Existem muitos profissionais que não acham que a sondagem do solo seja importante para uma construção, e são estes os profissionais que dimensionam uma fundação genérica para todos os projetos que desenvolvem. Agora, pensa aqui comigo rapidinho, o profissional que você contratou para construir a sua casa faz a fundação da sua casa exatamente igual à fundação que ele fez em um projeto bem maior com muitas outras peculiaridades. Você acha que você economizou por escolher não fazer o laudo de sondagem, e sim só construir uma fundação sem nenhum estudo ou cálculo? Obviamente não economizou nada, até pode ter gastado mais do que o que seria necessário.
Conhecendo as características e propriedades do solo presente no seu terreno, eu posso desenvolver um projeto estrutural que seja econômico e seguro. Não será feita uma estrutura genérica para todos os projetos, sem considerar as complexidades e diferenças de cada projeto. Serão propostas soluções totalmente personalizadas para o seu projeto, para a sua casa, para o seu terreno, para a SUA situação.

Eu tenho como uma meta na carreira profissional levar conhecimento para o máximo de pessoas possível. Sendo cliente do meu escritório ou não.
Tem muita obra por aí que teve imprevistos no momento de escavação do solo para execução da fundação, exatamente por não ter o laudo de sondagem. E, como todo mundo sabe, imprevistos em obra geram custos, e geralmente são custos elevados.
Sei que a maioria das pessoas só começa a dar importância quando mexe no bolso, mas eu fico pensando… Será que realmente vale a pena toda essa dor de cabeça que poderia ter sido evitada com apenas uma etapa simples? Eu acredito que não vale a pena e não é só por ser engenheira estrutural, mas por ser lógica e parar para pensar nas coisas.
Por exemplo, como você pode acreditar que a mesma fundação que foi usada para uma casa de um quarto, uma sala de estar pequena, uma cozinha e uma lavanderia pode ser usada para uma casa com dois quartos, uma suíte, um banheiro social, uma cozinha gourmet, uma área gourmet, uma sala de estar integrada com sala de jantar, uma garagem para dois carros, e várias complexidades arquitetônicas feitas para deixar o projeto mais belo?
Porque, basicamente, é isso que acontece quando não se tem nenhum estudo do solo, o profissional não terá o conhecimento necessário para desenvolver o projeto estrutural específico para a sua casa, ele terá que usar o conhecimento e experiência dele para “desenvolver” uma estrutura de fundação para a sua casa. Geralmente, o pensamento é: casa térrea, fundação X com Y de profundidade; casa sobrado, fundação Z com N de profundidade. E isso é feito para toda obra de casa térrea e toda obra de casa sobrado.
Não estou falando que o profissional está errado, que vai cair, que vai dar problema, não é isso. O que eu estou dizendo é que o estudo do solo é necessário para que o seu projeto seja feito da forma mais econômica, segura e executável possível. Sem este estudo, não dá para garantir economia, segurança e uma boa execução.

Comments