Veja como construir sua casa de forma mais sustentável
- VICTÓRIA KAROLINA
- 27 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
É possível construir uma casa que seja totalmente sustentável e que não gere nenhum impacto no meio ambiente?

Hoje, 27 de março de 2023, nós vemos muito mais assuntos sobre sustentabilidade do que a alguns anos atrás. Isso é maravilhoso, mas ainda é um trabalho em andamento. O uso consciente dos recursos naturais e ações sustentáveis estão cada vez mais em evidência. Porém, o assunto dificulta um pouco mais quando estamos falando sobre construção civil.
O conceito de sustentabilidade na construção civil basicamente significa garantir que antes, durante e após as construções sejam tomadas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcione boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Pensando em diminuir os impactos no período antes a construção, temos que pensar principalmente nos materiais, muitos materiais usados na construção civil geram impacto ambiental na sua produção. Vamos usar como exemplo o cimento, que é o material de construção mais consumido globalmente, sua indústria é responsável por 8% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelos homens. Imaginem o tamanho do impacto que isso gera no meio ambiente? É realmente algo que devemos nos importar e buscar ações que melhorem isso.
Como eu disse, já tem algum tempo que a pauta da sustentabilidade está surgindo com destaque cada vez maior. Nos últimos anos foram estudadas, analisadas e testadas algumas ações que envolvem a incorporação de resíduos da própria construção civil, ou de outras indústrias, no processo de produção de cimento, assim contribuindo para a redução do consumo de matéria-prima e das emissões.
Isso quer dizer que já estão sendo estudadas as possibilidades de conseguir utilizar os resíduos da construção civil, mais conhecidos como entulhos, na produção de um cimento que, por usar estes resíduos, gerará menos impactos ambientais. Muitas pesquisas sobre essas adições ao cimento, ou ao concreto em si, tiveram muito sucesso, conseguiram atingir os parâmetros necessários para poder utilizar na construção.
Isso é ótimo, porque além de gerar menos impactos ambientais na produção do cimento, usando esta alternativa sustentável, também consegue dar outro propósito e uso para os entulhos gerados nas construções. Entulhos que na maioria das vezes são descartados em vias e locais totalmente irregulares.
Já pensando na diminuição dos impactos gerados durante uma construção, as ações que devemos tomar são de realizar o gerenciamento dos resíduos gerados, investir em novas tecnologias, evitar o consumo excessivo de água e energia.

Ao ter uma construção sustentável e consciente, além de você evitar alguns problemas causados ao meio ambiente, você pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão. Sim, você consegue evitar alguns problemas, porque você não consegue ter uma construção totalmente sustentável que não gere nenhum impacto ambiental, infelizmente toda construção gera algum impacto, mesmo que menor. E o segredo é este, diminuir o máximo que conseguirmos, dentro das alternativas que temos, os impactos ambientais gerados pela construção.
A construção que gera menor impacto é a que usa estrutura de madeira com vedação de terra crua, como adobe ou taipa de pilão. É uma construção com estética bem diferente das que vemos por aí. E, ressaltando que, assim como toda construção, deve ser feita com o acompanhamento de um profissional devidamente habilitado e especialista no assunto.

Eu fico realmente muito feliz de ver esse assunto tomando cada vez mais importância nos escritórios e empresas do Brasil e do mundo. Foram erguidas construções temporárias para a Copa do Qatar, e posteriormente poderão ser reaproveitadas para outros usos. Além disso, o uso da biofilia no desenvolvimento de projetos de arquitetura e também de interiores também é um passo importante para a pauta da sustentabilidade.
Busque ter atitudes conscientes em relação ao meio ambiente em toda sua vida, no seu dia-a-dia. Você não precisa viver no extremismo, querendo ter uma vida totalmente sustentável, até porque isso, atualmente, é bem difícil.
É melhor que você tenha uma vida sustentável imperfeita, tendo atitudes conscientes, do que ter uma vida não sustentável. Pense nisso.

Comments