Calçadão de Copacabana - Conheça a história de um dos locais mais icônicos do Brasil
- VICTÓRIA KAROLINA
- 22 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Você com certeza já ouviu falar ou até já visitou o calçadão de Copacabana, não é mesmo? Um dos símbolos mais relevantes do Rio de Janeiro, e um dos cenários brasileiros mais conhecidos mundialmente. Porém, você conhece a sua história?

O calçadão de pedras alvinegras possui um pouco mais de 4 km de extensão emoldurando um dos mais belos trechos da orla do Rio de Janeiro. Parte da praia do Leme até o Forte de Copacabana, tendo fim antes do acesso à ponta do Arpoador.
Atualmente, devido ao seu sucesso, esses calçadões hoje se estendem até o final da praia da Barra da Tijuca, também conhecido como Pontal. Cada praia tem uma diferente padronagem, exceto a calçada da praia de São Conrado, que segue o mesmo traçado de Copacabana.
Em 1906, o calçadão foi construído a pedido do então prefeito da cidade, Paulo de Frontin, para adornar a primeira obra de ampliação da avenida Atlântica que havia sido realizada. Entretanto, o projeto do calçadão não é um produto genuinamente brasileiro, ele foi inspirado no desenho ondulado da Praça do Rossio, em Lisboa, escolhido propositalmente para prestar uma homenagem aos nossos colonizadores.


Em Portugal, o traçado ondulado representa a união do Rio Trejo com o Oceano Atlântico, já em Copacabana este traçado simboliza as ondas do mar que margeiam o bairro de ponta a ponta. Inicialmente, o projeto, liderado por Paulo de Frontin, era mais tímido do que o que é conhecido hoje em dia. O traçado era feito com ondas menos acentuadas, em uma faixa estreita e posicionadas perpendicularmente ao mar.

O desenho tão famoso e conhecido atualmente foi desenvolvido só em 1970, após a execução do aterro que aumentou a faixa de areia e execução da obra para alargamento da avenida. Roberto Burle Marx foi o responsável pela repaginação do calçadão. Burle Marx alterou o sentido das ondas desenhadas, deixando-as paralelas ao mar, alongou suas curvas e integrou o desenho a um conjunto gráfico mais amplo, que dialoga com o projeto paisagístico do local.
Uma curiosidade é que as pedras utilizadas na construção do calçadão de Copacabana, a calcita branca e o basalto negro, foram importadas de Portugal, pois ainda não tinham sido encontradas próximas ao Rio de Janeiro. Após a sua construção foram encontradas enormes jazidas de materiais similares próximas ao Rio de Janeiro. Hoje, diversas jazidas já foram encontradas espalhadas pelo Brasil, o atual maior produtor das famosas pedras portuguesas é o estado do Paraná.
Outra curiosidade é que na época as pedras importadas vieram em grandes quantidades para o Brasil, por isso acabaram sobrando, então foram utilizadas para calçar toda a Avenida Rio Branco.
Tenho certeza que após conhecer a história do calçadão de Copacabana você deve estar com ainda mais vontade de conhecê-lo.

留言