Sustentabilidade na construção civil
- VICTÓRIA KAROLINA
- 12 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
O setor da construção civil consome muitos recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos, que não têm a destinação final adequada. Então, não me assusto quando vejo que a sustentabilidade na construção civil é um tema que vem crescendo absurdamente neste setor.

Existem diversas formas de tornar uma construção mais sustentável, vão desde a construção por meio de técnicas da bioconstrução, até a tomada de atitudes sustentáveis pontuais durante uma obra. É aquela velha história, se cada um fizesse sua parte, não estaríamos nesta situação...
Uma das maneiras de trazer a sustentabilidade para o setor, que em minha opinião é a mais inteligente, é a reutilização e reciclagem dos resíduos. A reutilização de entulhos e resíduos gerados em uma obra, para se transformarem em matéria-prima para materiais de outra obra. Essa atitude além de diminuir, ou até acabar, com o descarte incorreto dos resíduos gerados na construção civil, ainda irá gerar uma redução de gastos pela otimização dos processos.
Além de todos os benefícios sociais e ambientais, outra vantagem de aderir à sustentabilidade na construção civil é o incentivo fiscal por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal.
Uma construção ecologicamente correta, ou construção verde, poderá contar com alguns financiamentos e descontos em impostos fiscais no Brasil.
Na Alemanha os cidadãos que produzem um excedente de energia obtida por placas fotovoltaicas são remunerados. Nos países desenvolvidos há uma série de incentivos econômicos para construções sustentáveis. Já o Brasil, os incentivos podem não ser suficientes e nem tão eficientes, mas já ajudam a reduzir a carga tributária.

Um incentivo fiscal que existe em algumas cidades brasileiras é o IPTU Verde, que é um desconto dado no IPTU para obras que implementarem sistemas ecoeficientes nas suas construções ou reformas. A cidade que utiliza o IPTU Verde determina o valor dos descontos que dará para seus cidadãos, mas, geralmente, variam e 5 a 20%.
Um exemplo de sistemas ecoeficientes que devem ser implementados são:
Captação e reutilização de água;
Uso de placa solar para o aquecimento da água;
Uso de placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica;
Reciclagem e reutilização de resíduos de materiais da construção;
Legal, né? Aposto que você deve ter se interessado pelo assunto. Se tiver alguma dúvida sobre a sustentabilidade nas obras é só me chamar aqui nos comentários, ou entrar em contato comigo.

Comments