O segredo para aplicar o Design Afetivo corretamente
- VICTÓRIA KAROLINA
- 25 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O conceito de Design Afetivo vem crescendo dentro do design de interiores cada dia mais. Muitas pessoas já desejam que suas casas sejam compostas de ambientes que sejam muito mais do que só móveis e decoração, desejam que suas casas contem suas histórias e realmente signifiquem algo.

Eu sempre acreditei que a nossa casa deve ser o nosso refúgio, e hoje em dia muitos profissionais vêm trazendo este conceito para dentro de seus projetos. A busca pela melhor forma de conectar a moradora com a sua casa é respondida principalmente pela aplicação do Design Afetivo.
O Design Afetivo é um novo conceito que trata das sensações transmitidas através dos ambientes. A frase mais usada quando se aplica este conceito é: "Se faz sentir, faz sentido estar ali". Você pode aplicar este conceito nas texturas, nas cores, nos móveis, no layout, na decoração, em basicamente tudo.
Trazer objetos da sua infância, objetos que te marcaram de alguma forma significativa, objetos de herança que marcaram a sua família, é uma forma de trazer memórias afetivas para um ambiente.
Existem algumas formas de evidenciar estas memórias na decoração de um ambiente, como:
Vitrines de memórias:
Estas vitrines evidenciam qualquer item que você desejar. São ótimas para a decoração, ficam lindas e se tornam peças-chave nos ambientes em que são colocadas.

Molduras-caixa de memórias:
São molduras, caixas nas quais você pode colocar lembranças de uma viagem, como, por exemplo, os cartões de embarque, ou ingressos para um show que te marcou.

Quadros de memórias:
São como quadros, mas invés de ter uma pintura, este quadro contém algo significativo para você, seja uma peça de tecido, tapeçaria, carta, cartão postal, flores, qualquer coisa. Uma dica legal que fica maravilhosa no ambiente é pegar aquele buquê de flores que você ganhou do seu parceiro ou parceira, ou o buquê do seu casamento e colocar na moldura. Além de ser belo, traz memórias de um dia especial na sua vida.


Móveis de herança:
Esta é uma forma ótima de trazer memória afetiva para um ambiente. Pegue aquele móvel que está a gerações na sua família, que você cresceu vendo, e use ele na sua casa. A sua casa não precisa ser no mesmo estilo do móvel, você não precisa fazer uma casa toda vintage para usá-lo. Use ele como destaque, um ponto diferente no ambiente.

Imagine você estar andando pela sua casa e ver algum destes itens, imagine as boas memórias que irão inundar o seu coração neste momento. Você sentir isso, faz com que subconscientemente você se sinta mais conectado a sua casa, assim trazendo a sensação de refúgio, um local onde você pode recarregar suas energias sozinha ou com sua família.
E, por fim, lembre-se: o segredo para aplicar o Design Afetivo é buscar sempre por equilíbrio entre uma casa organizada, cheia de memórias afetivas, e uma casa cheia de coisas sendo acumuladas sem necessidade.
Quando for decorar a sua casa, não pense só na funcionalidade e estética do espaço, aplique o Design Afetivo e te garanto que você não irá se arrepender.

Comentarios