top of page

Como as redes sociais influenciam o seu relacionamento com a sua casa?

  • Foto do escritor: VICTÓRIA KAROLINA
    VICTÓRIA KAROLINA
  • 13 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

É um fato que não vivemos mais sem tecnologia. Todos temos um mundo novo na palma de nossas mãos, isso faz com que passemos horas a fio na frente das telinhas sem nem percebermos. De acordo com dados da consultoria internacional GWI, cada pessoa passa por volta de seis horas e meia por dia imersa nas redes sociais.


E é obvio que passando tanto tempo assim imersos nas redes sociais, nossos hábitos de consumo e estilos de vida são, quase que totalmente, moldados pelos conteúdos consumidos online. Essa influência vai desde a maneira de se vestir até nas escolhas de investimentos.


A arquitetura e o design de interiores são temas, ainda, muito influenciados pelas telas. Por exemplo, o que mais se vê por aí são pessoas que desejam um espaço instagramável para seus negócios e também para suas casas.


O espaço instagramável, basicamente, é um ambiente que chame e prenda a atenção, algo marcante e belo, que faça quem o vê desejar tirar uma foto naquele local.


Atualmente várias pessoas desejam ter em suas casas espaços instagramáveis, algumas vezes, desejam que a maioria da sua casa seja instagramável. E, está tudo bem se você é uma dessas pessoas. O problema começa quando essas pessoas colocam em suas casas algo que não faz parte da essência delas, somente por ser tendência ou modinha do momento. Saiba que escolhas como decoração, layout de móveis, e muitas outras, afetam totalmente o seu morar bem.


É comprovado cientificamente que os ambientes que convivemos afetam nosso bem-estar e nosso humor. Portanto, se você colocar na sua casa somente itens de decoração que não tem nada a ver com a sua personalidade, você vai viver a sensação de não pertencimento no seu lar. Você não se sentir em casa na sua própria casa é como calçar um sapato que não é o seu número, não é da cor que você gosta e nem do estilo que combina com o seu gosto. Simplesmente não da certo! Você sentirá que está morando na casa de outra pessoa, mesmo que subconscientemente.


Hoje em dia vejo muito essas “compras em massa” dos mesmos produtos ou de produtos muito similares, isso não só para decoração, mas também para roupas e acessórios. Eu sei que essa influência existe há muito tempo, nos tempos de TV, todos se baseavam pelo que se passava nas novelas, mas a situação hoje está ao extremo. Falta personalidade, falta diferencial, falta essência.


Portanto, quando for decorar a sua casa, busque itens que você se identifique, que contem a sua história de alguma maneira, ou que simplesmente “bateu o santo”. Se você não gostar de certos itens, não os escolha somente porque viu no perfil de uma influenciadora, ou porque quer ter uma “casa Pinterest” para ficar mais bonita nas fotos do Instagram ou nos vídeos do TikTok.


É essencial que a sua casa seja de acordo com seus gostos e suas necessidades. A nossa casa é o nosso abrigo, nosso refúgio, é o local que nos acolhe depois daquele dia cansativo de trabalho. É aquele lugar aconchegante e gostoso para criar memórias. Nós precisamos que nela tenha a nossa identidade sendo representada por todos os elementos ali presentes.


Estar em um ambiente que represente a sua essência, sua identidade, sua história e demais experiências da sua vida, pode te deixar motivada e feliz.


É um desafio não seguir o comportamento de outras pessoas, principalmente se aparentemente tudo o que você consome está te influenciando a seguir estes comportamentos.


Por fim, a dica final que vou te dar é:


Não faça parte do efeito manada!


コメント


VK, who?

Me chamo Victória Karolina, sou engenheira, designer & agora blogueira rs O Efeito VK é o blog desenvolvido exclusivamente para transformar maravilhosamente a sua vida, a sua casa & a sua relação com o seu lar.

Conheça meus serviços

bottom of page