Iluminação Circadiana - O que é e como utilizá-la a favor do seu bem-estar?
- VICTÓRIA KAROLINA
- 17 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O corpo humano é perfeito. Você já deve ter ouvido falar do relógio biológico, não é mesmo?

O relógio biológico é o termo popularmente conhecido para explicar que o nosso corpo funciona como um preciso relógio reagindo às mudanças de iluminação e temperatura que acontecem durante o dia.
O corpo reage enviando sinais qual é a hora de acordar, de dormir, de comer, etc. Por exemplo, no final do dia, quando o céu está começando a escurecer, você começa a bocejar, a ficar mais sonolento.
A mudança entre o claro e o escuro regula as funções do metabolismo, do sono, dos hormônios, da temperatura, basicamente tudo o que o nosso corpo desenvolve para poder sobreviver diariamente.
O ciclo circadiano é o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia, é influenciado pela luz do sol, temperatura, ventos, movimentos das marés. Ele regula as atividades químicas, físicas, fisio e psicológicas do organismo, assim influenciando o sono, o estado de vigília, a digestão, a pressão arterial, a temperatura corporal e a regulação das células.
Sempre que possível, a iluminação e ventilação natural devem ser usadas em abundância em um projeto. A iluminação e ventilação artificial nunca poderão desempenhar o mesmo papel e nunca exercerão as mesmas sensações no nosso corpo que a iluminação e ventilação natural exercem. Porém, temos que ser realistas e entender que não dá mais para viver sem esses elementos na forma artificial, e está tudo bem.

O ciclo circadiano que comentei anteriormente é perfeitamente balanceado pela iluminação natural, e desde que começamos a usar as luzes artificiais somos expostos a um novo ciclo circadiano. A iluminação artificial tenta reproduzir um determinado período do ciclo circadiano, mas a maioria das luzes artificiais utilizadas não variam a intensidade e nem a sua cor, isso pode ocasionar uma deficiência na produção dos hormônios relacionados ao estresse e ao prazer.
Por isso, temos que nos atentar a intensidade e a temperatura da luz, não só sair colocando qualquer lâmpada por toda a casa. Se você não se atentar a isso, você pode causar uma confusão no seu ciclo circadiano, gerando diversos problemas com o seu sono, com sua energia durante o dia, com sua digestão.
O ideal é ter uma iluminação circadiana, ou seja, mimetizar a iluminação natural com as luzes artificiais. Desta maneira, é possível controlar a temperatura corporal e a produção de hormônios que aliviam o estresse, assim gerando bem-estar em todos que ali moram.
Para trazer isso para sua casa de forma simples, você pode colocar nos quartos e sala de estar uma iluminação com tonalidade de cor mais suave para trazer o aconchego e relaxamento necessários nestes locais. Ao ter luz branca nos quartos, pode ser que os níveis hormonais fiquem desregulados e acabem prejudicando a qualidade do sono, aumentando os níveis de estresse e tirando toda sensação de bem-estar.
O segredo é utilizar a iluminação artificial e natural em seu benefício, não simplesmente aceitar qualquer coisa sem entender quais os danos que estão sendo ocasionados a sua saúde. A iluminação da sua casa e do seu trabalho é algo muito importante para o seu bem-estar físico e emocional.

Yorumlar